Wednesday, September 29, 2010

Receita de prosperidade

Para aqueles que apreciam gastronomia italiana com uma pitada de encantamento, todo dia 29 é dia de comer nhoque, o gnocchi della fortuna – ou nhoque da sorte – tradição trazida pela colônia italiana.
As suculentas massinhas feitas de batata e farinha podem estar cobertas de molho ao sugo ou de outro molho de sua preferência e segredos de felicidade.
Nhoque de ricota e berinjela defumada receita aqui
A simpatia que é muito conhecida consiste em servir a massa com uma nota de dinheiro (ou moeda) debaixo do prato na data certa.
Diz a lenda diz que um nobre entediado com a vida de prazeres e fortuna, certo dia encheu um saco com moedas de ouro e saiu pelo mundo. Caminhou muito, gastando o tesouro aqui e ali. Passado algum tempo tinha a aparência de um mendigo; andava maltrapilho, não fazia a barba e não tomava banho.

Sem dinheiro, cansado, faminto e desistindo da vida, avistou um casebre no meio de um vale, bateu a porta e pediu comida.
Um camponês acolheu o pedinte, ofereceu-lhe um banho e um prato modesto, feito a base de batatas, mas que certamente restabeleceria as forças do viajante.
Receita tradicional batatas, farinha e ovos
Durante o banho o nobre descobriu entre seus trapos uma ultima moeda de ouro. Depois de se fartar de nhoque com molho de tomates, decidiu recompensar o camponês. Ofereceu o dinheiro que foi recusado. Ofereceu seus serviços na lavoura, mas também não foi aceito.


O generoso anfitrião explicou que o ajudara por mero prazer. O nobre resolveu então, esconder a moeda sob o prato e seguiu seu destino.
Pouco depois o camponês encontrou a moeda de ouro e, a partir de então, ele prosperou na vida. Assim se estabeleceu a tradição do gnocchi della fortuna.

Para quem não sabe, não quer ou não tem tempo de colocar literalmente a mão na massa, existe no mercado ótimas massas pré-cozidas que só dependem de um delicioso molho de tomates, que você faz num estante.
Tomates prontinhos para fazer o molho de sua preferência
Quanto às receitas do verdadeiro nhoque feito em casa, aconselho a pesquisar junto com São ao São Google. Por lá você encontra uma receita melhor do que a outra. 
A idéia das fitinhas – para lá de criativa - é da Pink Wainer, artista plástica descoladíssima que atualmente em parceria com Xico Sá e Zuca Pinheiro idealizaram a (loja conceito) Loja do Bispo
Fiel a historia, na casa da minha avó materna ela mandava a gente comer os sete primeiros nhoques em pé, fazendo pedidos. Depois, é só pegar a moedinha e oferecer a primeira pessoa necessitada que encontrar pela frente.
 

Acredito nessa lenda porque quando as pessoas são generosas recebem generosidade de volta.

Se não der para comê-lo hoje, não deixa de ser uma boa pedida para o final de semana.
Bom final de semana a todos e com votos de que São Google cuide de nós!

Ah, li por ai que a oração é tão poderosa que promete trazer a pessoa amada em até três dias.

No comments:

Post a Comment