Friday, July 17, 2009

Adotar é tudo de bom


Acho que a maioria de quem me visita por aqui sabe do meu amor incondicional aos bichos, especialmente aos cães.
Peço licencinha a todos meus leitores para falar um pouquinho sobre eles.

Há mais de um ano venho fazendo minha campanha particular. Escrevo artigos como colaboradora de conteúdo para tres portais, posto fotos dos bichinhos que estão sem um teto em meu flickr , divulgo feiras, sites, blogs e participo de várias campanhas em prol dos animais.
Além disso, depois que conheci o verdadeiro cão de raça o Vira-Lata e adotei sete deles ao londo dos últimos anos. Hoje a maioria deles moram lá no paraíso, nossa casinha no mato
pousadinha... Nunca mais pensei em comprar um cachorro - Quem tem um peludo desses em casa sabe do que eu estou falando.

Meus amigos possuem carteira de identidade, coleras com gps, cada um deles tem sua pastinha com diário; data de chegada, estimativa de idade, fotos do antes e o depois, além disso são vacinados, castrados e recebem visita do veterinário sempre que necessário (vacinas, doenças corriqueiras, socorro para apartar, brigas com ouriços e a ração é das melhores, meus bichinhos são felizes para cachorro!
Já tive vontade de trazer um deles para cá (tenho um xodó), mas só não o faço por consideração ao bichinho. Por que viver aqui num apartamento seria o pior castigo do mundo, meus amigos nunca usaram uma coleira na vida!

O vira-lata é um tremendo de um bom vivan no melhor sentido. É confiante, tinhoso, furão, malandro, fuçador, ousado e safado.
É arrogante, desrespeitoso, debochado, mas sabe ser diplomático e esperto; sabe quando deve fingir que cedeu, para arrancar o que quer, e sabe sempre o que quer, não desiste nunca.Tai um sujeito que não tem complexo de nada nessa vida.
Sabe por instinto que tudo é uma questão de vigilância e punição, e de quem corre mais rápido, não vacila não se rende não se deixa prender e sabe dos caminhos e dos desvios do mundo.Seus "defeitos" são tão descaradamente sinceros, que fica muito difícil não acharmos virtudes neles. Os cães vira-latas também são mais resistentes fisicamente e, alem de extremamente amorosos e inteligentes, aprendem sinais de comando e ordens rapidamente. Quem nunca viu um malandro desses atravessando a rua na faixa de pedestres quando o sinal fechou? Eu já vi centenas de vezes.
Sabedoria é pouco para definir o instinto de sobrevivência e a lábia que esses amiguinhos têm. Só quem nunca teve a chance de conviver com um é que sabe.

Tuco e a Piti os dois últimos que adotei, ambos são bebes
Em países do primeiro mundo, os cães sem lar que perambulam nas ruas estão praticamente extintos. Por lá, a galera está há décadas e décadas a nossa frente no quesito “respeito ao animal”. Nesses países os desafortunados de quatro patas são recolhidos abrigados e encaminhados a um lar.
Tá, tudo bem que aqui ainda temos outros problemas igualmente urgentes, mas o panorama dos caninos que aos milhares ainda vagam ao léu, está longe de ser resolvido. O abandono e a posse irresponsável são as principais causas do problema, e como solução a imensa maioria deles tem apenas o final de vida cruel das prefeituras.

Mas como nem tudo esta perdido, existem algumas almas bondosas que salvam os coitados dos pulguentos das ruas e inúmeras organizações governamentais que fazem campanhas de adoção.
Cilque para ampliar as fotos

Tenho uma amiga a Nanci do Adota Cão, que faz um incansável trabalho na procura de famílias que queiram adotar um amiguinho. Conheçam o blog dela, de link em link você encontra um até na sua cidade, ou ainda uma forma de ajudar através de doações.

Graças à campanhas de todos os tipos, têm aparecido mais pessoas que ao buscarem um animal de estimação não analisam cor, raça, ou aparência, apenas sentimentos.

Adotar um cão vira-lata de entidades sérias não é só o inicio de uma relação de intensa amizade como também é ótimo para o bolso.
Esses animais já vêm castrados, vermifugados e vacinados. E se o “tomba” escolhido esta na fase adulta, já estão poupados o jardim da casa e os pés de mesas e cadeiras da destruição de um filhote travesso.
Uma descoberta importante para mim:
Não fui eu quem salvou meus “amiguinhos adotados”, e sim eles que trouxeram um novo sentido e uma lição enorme para minha vida.

Adote você também!