Tuesday, May 19, 2009

Mofo Socorro!!

Recebi essa semana um pedido de ajuda da amiga flickeira Vera Chita -
Ah, não deixem de visitar a galeria dela que é show de bola! Vocês vão amar.
Ela esta tendo problemas no closet, por conta de umidade e o cheiro de mofo impregnado nas roupas guardadas nos armários. Achei que a resposta à Verinha, bem poderia render um post, já que problemas com cheiro de mofo e umidade, é mais comum do que parece.

Dias de sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa, dos armários, e até das suas roupas de frio.
É horrível quando chega o inverno descobrir na ultima hora que casacos, mantas, edredons estão com aquele cheirinho de pano guardado com cheiro de mofo.

Hoje existem no mercado ótimos produtos como desumidificadores de ambientes e armários. Dura um tempão e são excelentes também para quem tem problemas com maresia. Ajudam muito e possuem cheiros suaves.

Nada de usar produtos que grudam o cheiro nas suas roupas, procure no corredor de produtos de limpeza nos supermercados.

Palavra de Especialista
- Para evitar que o mofo apareça, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo. Por isso, abra as janelas, as portas dos armários, às gavetas e procure deixar esse ambiente todos os dias muito arejados.
- Em geral uma medida preventiva e que ajuda muito a eliminar esses odores desagradáveis, é realizar semestralmente uma senhora higienização em todos os ambientes que o mofo é uma constante.
- Escolha um dia de sol retire t u d i n h o de dentro dos armários e gavetas, e faça uma higienização completa por dentro de tudo e nas roupas.

Passo a Passo
- Retirado as roupas e objetos, tire bem o pó de todo o interior do armário, das gavetas do guarda roupas;
-Coloque um litro de vinagre branco fervido dentro de um recipiente (pode ser uma assadeira) e deixe nos armários por no minimo três horas com as portas fechadas.
- Passe em seguida um pano umido ou esponja embebido no vinagre branco (puro);
Para finalizar, passe uma ou duas vezes um pano apenas umedecido em água para retirar o excesso e espere secar bem.
- Para as partes que estiverem muito emboloradas voce pode ainda usar água sanitária (uma parte de água sanitária para uma parte de água); 
- Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade
- Não tenha pressa de guardar tudo, termine no outro dia se puder. Quanto mais arejado melhor.
- Existe no mercado um produto que todos conhecem, agora em spray, que ajuda a eliminar o mofo LYSOFORM SPRAY, pulverize durante 5 a 7 segundos, pelo menos uma vez por semana. Nessa fase não é necessário retirar as roupas - O produto não tem cheiro e elimina germes e fungos que provocam o mau cheiro nos armários. Ah, é excelente para uso em sapatos e bolsas também. Isso que é uma propaganda grátis e das boas heim! O produto é bom mesmo.

Receitas caseiras – Testadas e aprovadas

- coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo dos armários; no começo troque-os toda semana; 
- cravo da índia ou sementes de pimenta do reino entre as roupas ou nos cantos das gavetas e prateleiras para espantar traças. É das antigas e é dá boa! 
- Faça saquinhos de pano ou utilize saquinhos que vem jóias,bijuterias ou de embalagens de calçados. 
- Você também pode comprar 1 metro de TNT para fazer os saquinhos; corte e faça pequenas trouxinhas e coloque os cravos e grãos de pimenta;



- minha mãe usava saquinhos de sílica gel - Espalhe pelo interior das gavetas e do (feito com tecido permeável);
- descobri anos mais tarde em conversa com uma das minhas tias, que pendurar uma meia fina velha com serragem de cedro, dessas que encontramos em qualquer marcenaria, evita o cheiro é ótimo para espantar as traças.

01-11-2011
Hoje resolvi passar por aqui novamente para dividir com todos mais algumas dicas sobre como eliminar mofo e traças dos armários, depois deste post.

Sobre o uso do vinagre
Outra dica caseira que aprendi comm uma amiga organizadora de armários, é depois de tudo ecologicamente limpinho passar uma solução feita com parte de vinagre para uma parte de água e um pouco de suco de limão. Além de ajudar a eliminar o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável.
Lembre-se, só depois de bem seco, feche as portas.

Mofo em guarda roupa embutido
Para quem esta pensando em executar um trabalho de marcenaria agora, a dica é mandar instalar placas de isopor nas paredes, ou deixar uma distancia razoável entre a parede e a madeira.
Existem guarda-roupas que são verdadeiras “buchas” absorvedoras de umidade, principalmente os feito em madeira prensada. O ideal aqui é passar verniz por dentro do armário para plastificar a madeira.
Se o armário não for de embutir melhor ainda; Abra e retire todas as roupas e partes que saiam facilmente, compre verniz anti-mofo passe no fundo e em todas as partes internas incluindo gavetas.
Outra dica é evitar que a mobília fique encostada na parede – deixe no mínimo cinco cm. Para a circulação do ar.

Eliminem o mofo, tratem a madeira ou compensado para prevenir e não remediar.

Aproveito para agradecer a todos que tem me visitado, comentando ou não, pelo carinho e a confiança que tenho recebido com relação às minhas dicas e pitacos.
O São Goglle me disse que este post é muiiiiiiiiiiiiiiiito visitado, que o conteúdo é bom e que ele é sempre compartilhado por outras pessoas e outros blogs, sinal de que as dicas estão no caminho certo nénão?
Abraços apertado e obrigada pelo carinho.
Yvone

E você descobriu alguma dica que deu resultado?