Wednesday, September 23, 2009

A casa como ela é

"Alcançar o bem-estar em casa envolve perceber valores que ultrapassam tendências de decoração, vontade de mudar, liberdade de decorar com humor, histórias de família e, sobretudo estilo próprio.
Se a casa tem papel fundamental na alegria de viver, de sentir-se aconchegado qual é o sentido de buscar na vitrine da loja o pacote completo do contentamento? Mais sensato é recorrer à alma da casa, e de quem vive nela, para decorá-la com legitimidade". 
Li recentemente em uma dessas revistas de decoração essa dica mágica que faz toda a diferença para a nossa casa e estilo de vida

Muita gente teima em levar para casa o sonho que se vende na loja, nas revistas de decoração – seja o móvel, o objeto decorativo, a cor da parede, a TV para lá de moderna ou um determinado piso.
No entanto, depois de tudo pronto as escolhas podem não fazer sentido nenhum, tudo fica com a cara de outra casa de outras pessoas, já reparam nisso??

Pois é, adotar o que está na moda simplesmente porque é moda ou a tendência do momento sem que tenha nada haver com seu estilo de vida, é acabar com a própria personalidade.

Outra coisa também é ter uma casa que esta sempre do mesmo jeito, que nunca as coisas mudam de lugar, que não traga nenhum sopro de renovação.

Pensando exatamente nisso, é que desta vez resolvi seguir minha intuição e deixar a minha casa verdadeiramente com a minha cara. Eu junto tudo que me agrada e fico feliz assim.
Além disso, hoje passo a maior parte do tempo em casa, minhas manhas são despidas de despertador, ferro de passar, batom, carro, metrô... 
Levo três segundos para chegar ao trabalho – basta levantar da cama, tomar meu café, e em segundos vejo meus e-mails, pago minhas contas, escrevo e atualizo sites e depois vou continuar algum trabalho ou projeto que comecei no dia anterior.


Minha mesa de refeições da sala pode ser usada para reuniões de trabalho ou de amigos, pode virar escritório, ateliê...tudo pode se transformar, dependendo da ocasião. Em vez de roupas de trabalho, ou móveis de grife meu gasto principal é com velas aromáticas, perfumes para a casa, flores frescas, CDs, incensos... Um luxo. A desvantagem? É conseguir manter a disciplina.
Afinal, do lado de fora da minha porta tem uma cidade chamada São Paulo, a matéria prima do meu trabalho.

Instalei tomadas para conexões de TV por assinatura e internet em todos os cantos possíveis para que eu possa mudar as coisas de lugar sempre que enjoar, é uma chatice não poder mudar as coisas de lugar por falta de mais pontos de tomadas - Menos no meu quarto, não gosto de equipamentos eletrônicos por lá, acredito que eles interferem na energia entre essas quatro paredes.

Pretendo mostrar algumas das modificações que estou fazendo para renovar meu cantinho, as dores e as delicias tá?!

Não fosse pela falta de mão de obra realmente interessada e profissional já teria terminado.
Outro entrave são as compras, prazos de entregas que não são cumpridos, sem contar com o descaso no atendimento da maioria dos homes centers...

Dicas que li por ai e que concordo plenamente:

- Ponha a banheira se esse for seu sonho e não o melhor piso!

- Não hesite em exibir objetos pessoais que contam sua história e criam uma relação entre você e sua casa.

- Abra mão do que não usa mais, mesmo que seja uma peça importante em algum momento da sua vida! Acredite, tem alguém que precisa de fato dela! Seria importante agora, para essa pessoa e até para você, reciclar seu espaço.

- Faça sua casa com a sua cara, esqueça a vaidade e o modismo, deixe sua personalidade fluir naturalmente.

Deixo abaixo algumas imagens com simplicidade, charme e mais próximas da realidade para curtir o lar e ser feliz.
Cara e casa bem alegre, confortável e acolhedora... Isso é fundamental!