Friday, November 13, 2009

Por uma vida mais simples

“Convicta de que a harmonização e organização dos ambientes contribuem para diminuir os efeitos do caos urbano e da solidão, sempre proponho uma relação afetiva e intima com a moradia, digna de receber mimos que alegrem os olhos e o coração, sem esquecer-se do bolso. Não importa que você ainda não esteja na casa dos seus sonhos, não espere se mudar um dia para transformar a sua moradia num porto seguro e no canto mais gostoso de viver e receber as pessoas que você gosta – A vida passa... E rápido.

Invente e aproveite para descobrir talentos ocultos. Afinal, fique a vontade: a casa é sua e o lugar para onde você deve ter prazer de estar e voltar. Em casa recarregamos as baterias, se mergulha na intimidade, no descanso regenerador.
Seja bem vindo ao
meu blog, e que sua busca pelas boas energias, dicas, idéias tenha muito sucesso!”
Com essas palavras iniciei o blog Casas Possíveis no dia 01 de novembro de 2008 - Eu simplesmente me esqueci da data.

Reforma terminado, metade da minha família faz aniversário em novembro ainda tenho mais dois aniversários importantes (marido e filho em dezembro) filha indo morar fora do país...Não, não ia dar conta de preparar posts, fazer sorteios ou promoções...
No final acho que foi melhor assim.
Entre, fique a vontade e sirva-se de um pedaço de bolo.
Soube da data quando estava aqui matutando sobre o que já tinha sugerido para as comemorações de final de ano, o que já tinha contado, mostrado... Detesto ser repetitiva.
Relendo tudo até aqui, mais a coluna para qual escrevo já há alguns anos, vi que já falei tudo, ou quase. Percebi que não mudei em quase nada sobre quando o assunto é “final do ano”.
Preparativos para férias, crianças em casa, festinhas da empresa, comemorações em família, enfeites e presentes...
É claro que sempre há novidades tentadoras pipocando por toda a parte; - uma receita nova, uma mesa diferente, um presente ou um enfeite inusitado.
But , resolvi que vou continuar optando pelo mais simples e fácil, mais light, mais confortável e se possível mais barato. E já estamos combinados, “barato e descolado”.
Essa é uma receita que tem dando certo, pelo menos para mim, e como já dizia o velho “deitado”, em time que esta vencendo a gente não mexe.
O final do ano esta ai e quer você goste se envolva ou não, a agitação já esta no ar.
Se simplificar vai gostar eu garanto. Então, apenas relembrando tá?!
-não queira fafavô fazer suas compras no mês de dezembro se você não quiser se irritar e passar o final do ano totalmente estressado, esgotado e com raiva do “Papail Noel” que você guardava em tão alto estima.
-Planeje-se para ontem: Não adie a arrumação, limpeza e organização, transferindo a angústia para o próximo mês.
-vai aproveitar para viajar? Hum que delicia... Verifique como anda seu carro.
Vai de ônibus, avião?... Já providenciou as passagens, já reservou hospedagem, seus documentos estão em ordem?
-Vai para a casa de alguém? Hum delicia heim?! Leve alguma coisa. Seja gentil!

Amigo oculto na empresa 
-Mesmo sendo uma festa de final do ano, não deixa de ser uma situação ligada ao trabalho. E você vai encontrar todas aquelas pessoas de novo no dia seguinte. - Não leve nem peça para levar o marido, namorado ou parentes se o convite é só para você.
-Presente: Evite comprar coisas para uso pessoal, a menos que você conheça muito bem a pessoa.
-Se você não gostou do seu presente, nada de careta
-Evite falar de assuntos ligados ao trabalho.
-Não vá de chinelo e muito menos com roupa de festa. Ainda continua sendo local de trabalho.
- Não encha a cara, pois tudo o que disser “de merda” será usado contra você.
Familia
-Família é algo complicado nascemos com uma, e vamos morrer com ela. Não existe família perfeita a não ser nos comercias de margarina e olha lá. Em comemorações como o Natal, por exemplo, em que as famílias se juntam sempre vai ter aquela tia chata, ou uma prima ou primo desvirtuado, e até mesmo um irmão ou um pai que em nada se parece com a gente.
-É quase inevitável rolar alguma situação desagradável, quando pessoas de uma mesma família, se reúne para comemorações desse porte.
É fato. 
-Aprenda a se sair delas com elegância o mais rápido possível.
-A família agradece, o planeta agradece e até você vai agradecer.

Recebendo em casa
Eu sempre tive dificuldade para entender as pessoas que não gostam de festa. Basta me dar um motivo (aniversário, trabalho novo, nhoque da sorte, alguém que vai viajar ou está voltando de viagem, a inauguração de um saca-rolha) para começarem os planos: os amigos a convidar, as melhores comidas para a ocasião, as bebidas no gelo, aquele detalhe especial da decoração, boa música e muito mais...

Desde que me conheço por gente, tudo é pretexto para comemoração em minha família. Até por isso acho que aprendi cedo a não dar tanta importância para o que não tem importância e a simplificar a vida.
Gostar de fazer festa é uma pequena forma de arte. Organizar toda a recepção, desde pensar no cardápio até arrumar as mesas e as flores para enfeitar a casa, é um enorme prazer – que pode ser alimentado dia após dia (minha avó dizia que comer deveria ser obrigatoriamente, um momento comunitário).
Mas essa curtição se torna ainda maior quando existe um “pretexto” para comemorar.
Agora, com licença. Chega de escrever sobre as dores e as delicias das festas. Vou já procurar umas amigas e começar a organizar um jantar. O motivo? Quando estivermos juntas, certamente vamos nos lembrar de muitos

Obrigada a todos pela visita!