Thursday, June 24, 2010

Inspiração de São João

Trabalho em exposição Casa da Cultura Recife. Antiga cadeia.
É não fui a nenhuma festa junina esse ano. Pra ser bem sincera, ultimamente raros tem sido os anos em que vou a alguma… não por falta de vontade, mas de empolgação, mesmo. 
Na minha cabeça as festas juninas faz mais sentido para quem vive fora dos grandes centros no interior mesmo (falo por experiência própria). Sem contar que até recentemente estava morando no mato e, por lá o mês inteiro de junho é cheio de festas juninas.Visconde de Mauá também faz divisa com o estado de Minas e somos separados apenas uma simpática ponte de pedestres. Imaginem como são as típicas festas juninas do fundão das Minas Gerais?
Aqui nesse mundo de concreto tudo parece meio deslocado. As festas têm aspecto de mega eventos embalados ao som de musica eletrônica. Mas isso pode ser apenas uma impressão minha a que não me impede de ficar imaginando as coisas legais que estariam acontecendo lá.
Fico aqui, imaginando as guloseimas da festa, especialmente o bolo-de-milho que eu adoro. Quentão, vinho quente, pinhão outra paixão, pipocas de todos os sabores, milho verde assado... A Dança é divertida, mas gostava mais quando eu dançava, no tempo da escola.

A verdade é que as coisas mudaram, pelo menos aqui por essas bandas, e na minha cabeça tenho a imagens das festas juninas da minha infância, que tinha quermesse mesmo. E esperavamos anciosos por ela.
Havia jogos divertidos para ganhar prendas, correio elegante, barraquinhas de guloseimas, quadrilha e fogueira de verdade. Pagavamos um valor super simbólico para aproveitar a festa, que na verdade era organizada e preparada com ajuda de todos.

De qualquer forma, fica registrada aqui minha singela homenagem a essa festa que eu sempre tanto amei com algumas imagens inspiradoras para alegrar o Dia de São João.
Gente não sou lá muito entendida de moda, mas esse vestido eu usaria até para ir numa festa chique não é o máximo? Eu amo chita! Idéia da Boneca de Chita.
Alfredo Volpi S/titulo (bandeiras e Mastros), s/data Tempera s/tela
Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897 foi um pintor italo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. Sempre amei.
Esses mastros enfeitam quase todas as cidades brasileiras que preservam a tradição da festa de São João
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Feliz Dia de São João a todos!