Monday, January 10, 2011

Geladeira saudável

imagem flickr
Já que comecei o ano com muita mudança de hábitos, hoje quero compartilhar a minha receita particular de “limpeza geral no organismo”. Não sou especialista no assunto e aprendi a seguir a minha intuição. O corpo fala é só escutar.
Antes de começar essa semana será de grande ajuda seguir alguns passos para conseguir a limpeza e a mudança.
Limpe a geladeira:  Não compre produtos que não sejam realmente saudáveis. Livre-se das tentações. Abasteça a geladeira com os itens de quem realmente deseja ter um organismo saudável. Envolva a família e peça ajuda.
Vasinhos com ervas sempre fresquinhas à mão!
Atividade para as férias
Então, pra promover essa limpeza geral nada melhor do uma dieta de desintoxicação (por uma semana), que ajuda o corpo a eliminar substâncias nocivas consumidas em demasia nas festas. Estou conseguindo manter essa mudança já há algum tempo e tem dado certo.
A melhor maneira de ir fundo nessa desintoxicação é evitar produtos industrializados e consumir alimentos naturais, como frutas e verduras: couve-flor, brócolis, folhas verdes, chás, beber muita água, limpam de verdade.
Nesta semana não consuma nada, absolutamente nada de álcool, café, margarinas, chocolate, frituras, salgados, produtos industrializados, alimentos em conserva, carne vermelha e farinha branca, qualquer tipo de açúcar que não seja proveniente das frutas, refrigerantes (nem diet nem light), ou doces e maneire no sal.
Encontrei essa idéia aqui. Já pensou servir uma sopinha como entradinha dentro de uma abobrinha?!!
Já contei no blog sobre a minha relação com as sopas, assim para dar inicio à minha semana de limpeza do organismo (semana passada) quero deixar a receita de um caldo milagroso.
clique na imagem para aumentar e ver o passo a passo do caldo
Caldo base e básico para a sopa
- Numa panela de pressão, coloque:
- 1 peito de frango bem lavado inteiro com osso,
- 1 cebola grande descascada,
- 4 dentes de alhos inteiros e descascado,
- 2 cenouras descascadas e cortadas grosseiramente (a cenoura ajuda a dar a cor),
- um amarrado de cebolinha, salsinha, 1 folha de louro e se quiser 2 ou 3 folhinhas de hortelã.
Complete a panela com água até cobrir tudo, coloque o sal e uma colher de vinagre - Tampe a panela e leve ao fogo médio.
Depois que a panela começar a chiar conte de 15 a 20 minutos e abra a panela (devidamente).
Enquanto o caldo cozinha
Lave e pique em cubos couve-flor, chuchu, abobrinha, e rasgue folhas de couve manteiga.
Esses foram os vegetais que escolhi para a minha sopa.

Retire o peito do frango e reserve.
Em seguida retirem da panela com uma escumadeira todos os temperos, a cenoura cozida e bata com um pouco do caldo tudo no liquidificador. Não precisa coar.Volte o caldo à panela e acrescente os cubinhos de legumes, acrescente água fervida aos poucos se necessário, por último jogue a couve a couve rasgada, regue bastante azeite extra-virgem e corrija o sal.
Apague o fogo e acrescente um punhado de salsinha picadinha por cima.
Reconfortante no Inverno, fresca e saciante no Verão, a sopa é dos pratos que há mais consenso entre nutricionistas: ‘indispensável em qualquer dieta equilibrada’.
Dica:
Com o caldo base que sobra dá para você inventar várias receitinhas durante a semana.
No dia seguinte variei os vegetais com o mesmo caldo; depois usei também para cozinhar o arroz integral que preparei no final de semana e ficou uma delicia.

“A sopa está para o jantar como o portal para um palácio”. Alexandre Grimod de la Reyniëre