Thursday, October 7, 2010

Semana do saco cheio

Não, eu não sou desse tempo, mas meus filhos (os três) tiveram direito há essa semana. É bem provável que atualmente estejam tramando para que a semana do saco cheio seja regulamentada em diversos setores da sociedade; a semana do saco cheio do trabalho, semana do saco cheio de ser mãe ou pai, de ser filho e seja lá mais o que deixa tanto as pessoas de saco cheio.

Essa tradição começou por volta de 1982 em São Paulo e arrisco a dizer que a invenção partiu dos estudantes universitários (do Anglo Vestibulares famoso aqui em São Paulo como curso preparatório pra o vestibular), que já estavam cansados nessa época do semestre.
Daí não demorou muito para que a maioria das escolas em quase todo o Brasil também adotasse a idéia do recesso escolar normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
A popularizada “semana do saco cheio” divide opiniões de mães, pais e responsáveis pelos alunos. Há os que defendem o recesso e até o aproveitam para programar um lazer em família, para recarregar as baterias.
E há os que, além de não concordarem, não têm com quem deixar os filhos para trabalhar.

Passei pelas duas situações: Quando eram muito pequenos precisava trabalhar, não tinha dinheiro mal para dar um presentinho no dia das crianças, e naquela semana minha vida virava de pernas pro ar, e essa sim era a verdadeira semana do meu saco cheio!
Com o tempo passando e passando as crianças crescendo e crescendo fui aprendendo a conviver melhor com a novidade. A semana se instalou, virou obrigatória e eu não ia entrar nessa polemica.
Em tempos de vacas magras, passei a adotar algumas regras que foram se adaptando ao longo dos anos. Minhas dicas: (acho que as crianças vão odiar)

- Para quem era aplicado e que estava com a matéria em dia a regra era bem simples: distraia-se.
Podia aproveitar a semana para fazer tudo aquilo estivesse com vontade e vinha protelando por causa dos estudos: - dormir até mais tarde; alugar uns filmes, ir ao cinema, namorar, viajar, andar de bicicleta, encontrar os amigos; visitar primos, etc.
Quanto aos estudos, é legal aproveitar o tempo extra e fazer uma pequena revisão das matérias. Assim, quando retornar as aulas, vão continuar no ritmo certo. Mas, não era obrigatório. Nem que eu quisesse of course!

- Para quem estava marrom mais ou menos, mas ainda com muita matéria atrasada, tinha que aproveitar esses dias para dar uma guinada; - Ver o que ainda faltava estudar e se concentrar nisso. A semana do saco cheio tinha que servir para recuperar aquilo que não deu tempo de estudar. Já que não tem aulas na escola, não há conteúdo novo... O mínimo era se dedicar ao que estava atrasado. Claro que podia dormir até mais tarde, brincar um pouco...

As crianças precisam aprender a lidar com responsabilidades e compromissos. No futuro eles vão ter que aprender a lidar com o ritmo puxado do mercado de trabalho, que não permite moleza.

- E para quem ainda não tivesse caído na real e ia fraco nos estudos, nada melhor do que uma semana sem aula para colocar a cabeça no lugar e começar a se dedicar.
Ao invés de dinheiro para passeios e comilanças, era certo que na programação havia aulinhas de reforço, para se preparar para as provas de final de ano e tentar recuperar o tempo perdido - Meu dinheiro não é e nunca foi capim!

Enfim, acabei descobrindo que no final a semana de saco cheio é útil para todos. Independente da situação em que você se encontra, dá para aproveitá-la de uma boa forma.
Uma dica que serve para todos é ler um bom livro, pois ler é uma atividade relaxante e combina com essa semana. Nada melhor do que unir o útil ao agradável.
Portanto, está chegando a semana do saco cheio! Aproveite para pensar, colocar a casa, o trabalho e a vida como um todo em ordem e aproveite também para curtir, afinal estamos todos de Saco Cheio!