Tuesday, January 26, 2010

Panelas e paneleiros


Desde criança tenho certa paixão por panelas... De todos os tipos... De alumínio adoro o brilho... De ferro, por lembrar minha avozinha portuguesa que só cozinhava nelas... De ágata, sou vidrada nas canequinhas, tenho uma porção delas, e quando viajo para Minas, trago uma porção para presentear meus amigos...

De pedra sabão, aprendi a usá-las, depois que morei um bom tempo no mato, tenho de todos os tamanhos.






Panela de ferro - O uso regular destas panelas foi relacionado com a prevenção e ao tratamento da anemia.




Dica: Panela pedra sabão só lave a panela de pedra-sabão com água e sabão. Nada de produtos abrasivos nem esponja de aço. Nos primeiros dias de uso, evite choque térmico forte. Não aqueça a peça a seco para depois despejar líquidos frios. Isso pode danificar definitivamente a panela. Por último, nas primeiras vezes que for usar a panela não faça frituras.


LE CREUSET um sonho de consumo R$ 280,00 caçarola

De cobre - São preferidas pelas doceiras, principalmente para derreter açúcar. Não há nenhum outro tipo de panela tão apropriada para caldas como as de cobre.

Os paneleiros são a outra paixão, onde encontro um, fotografo-o.

Panelas, novas, velhas, amassadas e lá está também a canequinha de ágata a enfeitar o paneleiro da minha boa amiga mineira.
Palmira é uma figura simpática sorridente vive "areando" suas panelas...para brilhar como a luz do sol...todo paneleiro tem a sua história e todos nós também sempre temos uma história para contar.




Vejam alguns modelos de paneleiros para se inspirar