Wednesday, February 16, 2011

Organizando as Barbies

Os filhos crescem, trocam os brinquedos por celulares, notebooks, Ipods... E a infância vai virando saudade; na maioria das vezes, abarrotada no quartinho da bagunça que toda casa tem.
Esses dias abrindo uma das centésimas daquelas caixas que insistimos em carregar vida afora, percebi que tinha que dar um jeito de guardar melhor as Barbies para que não se danifiquem muito pelo desgaste do tempo – Prometi para minha filha que cuidaria das dolls para que um dia ela as levasse para sua própria casa. Não são aquelas super caras, nem de colecionadores, mas são as que embalaram sua infância e para mim elas valem ouro.
Sempre fui apaixonada pela Barbie, mas só comecei a comprar depois que minha filha nasceu.
A Barbie inspirava a independência, alimentava meu imaginário de mulher independente, bem resolvida dona do seu nariz, com uma linda carreira...
A cada nova boneca lançada, a cada novo modelo, acompanhava um monte de apetrechos que contava a vida dela. Carros de todos os modelos, casas, escritórios, consultórios, roupas assinadas por estilistas famosos, jóias e acessórios incríveis... Às vezes era dentista, pesquisadora, advogada às vezes era só modelo, às vezes era empresária, etc. e tal.
Essa está inteirinha e nem a roupinha sujou
Não desejo polemizar o assunto, porque sei que a Barbie já esteve na mira de psicólogos e educadores e outros especialistas e isso renderiam muito pano pra manga.
Por mim, só posso dizer que minha (e eu por tabela) curtiu a Barbie e seu cérebro não foi afetado. Acho que sempre deixei claro que o estilo de vida da Barbie era consumir... Fantasia é fantasia, embarca se quiser.

Então essa semana foi à faxina; -Lavar, escovar cuidadosamente os cabelos, fazer uma revisão geral em todas as roupinhas, fitinhas, bolsinhas que muitas acompanham cada modelo.
Enquanto ajeitava as bonecas, lembrei da delícia que era organizar eventos fora de hora festinhas e desfiles de Barbies que eu promovia em casa para as coleguinhas.
Ela não tinha muita delas e as amigas - exceto uma ou outra mais bem de vida – também não. E era aí que morava a diversão. Reuníamos as nossas bonecas e fazíamos desfiles de dar inveja a muitos estilistas. Era muita criatividade, muito glamour, mantidas, é claro, as devidas proporções.
Minha filha era da turma que mantinha as bonecas de coleção impecável. Arrancar cabeça das bonecas, riscarem com tinta, cortar os cabelos? Jamé.
Ah, que saudades gostosa viu?! Eu era capaz de passar horas inventando penteados e combinações de roupas e sapatos.
Lançamento da Mattel 2010 inspirado na Chanel
Coleção pretinho básico
O Ken só tinha quatro, mas ele quase nunca aparecia e era sempre bem coadjuvante ou companheiro, nunca era ele que resolvia nada nem ofuscava a independência dela, eita mulher de raça essa Barbie, viu!
A Barbie era mais feminista do que eu jamais pensei. Era muito legal ser a Barbie!
A propósito, procurando pelo novo Ken na internet encontrei a versão mais atual do garoto
depois de 42 anos de namoro com a Barbie continua ainda vestido para o casamento. Pelo visto ninguém o avisou de que agora são só amigos. Aliás, nunca se casaram.

Voltando as Barbies, no ano passado, numa pesquisa sobre o que fazer para reciclar as garrafas de pet, acabei caindo num site (não me lembro mais qual era) que ensinava uma maneira bacana de transportar as Babies em caso de mudança. Não tinha fotos nem nada, mas pela explicação bolei a minha.
Realmente, numa mudança é complicado o transporte dessas bonecas fora da caixa. Sei bem porque já carrego essas Barbies há bons anos viu?! No momento são 35 modelos.
Antes de desmontar a caixa, resolvi fotografar para vocês verem a dica com solução barata e prática para transportar as bonecas.
É só colocar as bonecas dentro de garrafas de refrigerante.

- Para isso separe garrafas usadas e lave muito bem por dentro com detergente;
- Faça um corte transversal perto do gargalo da garrafa, tomando cuidado para que não se solte totalmente;
- Seque muito bem a garrafa por dentro;
- Coloque a boneca e os acessórios enrolados em plásticos bolha (protetores com bolinhas de ar);
- feche a garrafa com fita adesiva; Dá para colocar várias dessas garrafas empilhadas dentro de uma caixa e transportá-las, sem perigo de perder acessórios e de ocasionar danos às bonecas!
Como uma idéia sempre nos leva a outra, imediatamente vislumbrei outra possibilidade e resolvi mais um problema; Os pedestais.
O pedestal para apoiar as bonecas que são vendidos por ai são horríveis, não param em pé e a gente sempre acaba perdendo um acessório.
Com o outro pedaço do pet... Ficam bem firmes e quase não aparecem.
Bom pessoal, agora comecei a organizar a coleção e num próximo post vou mostrar como ficaram as Barbies de banho tomado e totalmente repaginadas.O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.

E quem sabe consiga tempo para mostrar mais algumas bonecas e contar um pouco sobre a minha primeira boneca de cabelos, com olhinhos que abriam e fechavam e que vinham com roupinhas para trocar e tal.

Agora, conta ai pra gente como você conserva, guarda ou expõe as suas Barbies?


(Mário Quintana)