Monday, October 19, 2009

Picadinho da transição

Tem dia que tudo o que se quer é comida reconfortante, daquelas sem frescura e que não dá trabalho nenhum. Nada de comida complicada com misturas inusitadas.

Picadinho é assim. Comida cômoda, fácil de entender, fácil de gostar. Tanto é que ele foi se espalhando sem preconceitos. Toda casa de mãe tem, o bar da esquina tem, e o restaurante estrelado também.
"Sabe aquela coisa de a mãe já deixar a carne cortadinha no prato? As pessoas devem ter isso no subconsciente. Picadinho remete à infância".
De tão picadinha a carne vai direto à boca... O garfo tem só de furar a gema mole do ovo. E aí é esperar ela escorrer para cima do arroz e se misturar com o caldo da carne e a farofa.
Picadinho bom é aquele feito com molhinho que leva tomate e cebola, que fica suculento e você pode misturar com farofa e arroz..hummm.
Todas as receitas que conheço têm em comum três acompanhamentos: arroz, farofa e ovo.Tai um prato que dá conforto, não precisa ficar cortando, mastigando a exaustão e não pede mais nada.
Picadinho da transição
Leva carne para bife (macia) picada na porta da faca,
Azeite
Alho e cebola picada
Tomates maduros sem pele sem semente em forma de purê.
Tablete de caldo de carne
Pimenta do reino e sal

Como faz
Tempere a carne com sal e pimenta do reino.
Em uma caçarola com fogo alto fritar no azeite a carne picada. Retirar e reservar.
Na mesma panela adicionar a cebola, o alho se necessário mais um pouco de azeite, em seguida adicionar os tomates, após um minuto o fundo da panela deverá estar ficando escuro e os temperos pegando no fundo.
Volte com a carne mexendo para que alguns pedaços cheguem ao fundo da panela.
Coloque metade de um copo com água fervendo, dissolva os tabletes de caldo de carne e acrescente este caldo na panela.
Quando você perceber que a carne já está macia e o tomate incorporou no molho, tampe a panela e aguarde alguns minutos para que fiquem tenras.
Está pronto o seu picadinho de carne. Uma delícia.
Acompanhamentos gostosos


- Ovo molinho, ovo duro ou ovo poché...
- Ou com de purê de batatas...
- Banana grelhada ou farofinha de banana...
- Couve picadinha ou salada de agrião...

Os acompanhamentos são da sua preferência o que importa é o capricho para ficar com aquele gostinho de sabor da infância.
PS. Na hora de consertar o post perdi as fotos dos trabalhos da mamão (-)snif