Friday, January 2, 2009

Férias possíveis - Crianças em casa


Já tive crianças pequenas em férias e sei bem que quando a delas começa as nossas terminam evice versa. Criança em casa, sem aula, dá um trabalho danado. Sem falar na comilança, na bagunça e no barulho, principalmente quando a grana esta curta e não podemos viajar. Mãss...nem tudo está perdido minhas amigas.
É possível sim fazer que esse período dos pequenos e de adultos seja só motivo de alegria e momentos inesquecíveis – Lembrem-se: Amanhã elas vão embora e o que guardaremos de mais importante em nossas vidas serão os momentos passados em família.
Embora organizar seja preciso, a primeira regra é relaxar com os horários e permitir que a preguiça se aconchegue. Tudo pode e deve ficar diferente, ser uma pausa na rotina dentro de casa, mas com imaginação. A ordem é que sejam dias que fujam do normal. Afinal, são férias e não importa onde aconteçam. Elas existem para que as crianças se divirtam. Em casa ou não, que as férias do seu filho sejam uma folguinha gostosa e bem diferente.
Ficam aqui algumas sugestões para fazer com muito pouco.
- Verifique sites, revistas e encartes especiais nos jornais, nestes períodos é comum incluírem diversão para a garotada (muitas vezes gratuita)
- Dê um passeio turístico na sua cidade, como se estivesse de férias nela. Visite os principais pontos e aproveite para ensinar um pouco de História para as crianças. Será um incentivo a você mesmo (o) para aprender mais sobre o local onde vive, ou quem sabe voltar à infância.

Museu do Ipiranga São Paulo
- Pôr-do-sol: Se você mora numa cidade à beira-mar, no campo ou numa região montanhosa, no fim de semana não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Tive a oportunidade de viver por bons anos no Rio de Janeiro e convidava meus filhos para assistirmos ao pôr-do-sol. Nessa hora conversávamos sobre temas que não são discutidos no dia-a-dia. Imaginem uma conversa sobre de onde viemos ou para onde vamos?

Zona Sul, margens do Guaíba, Porto Alegre, RS

- Se você fizer a dobradinha cinema = pipoca e refrigerante +lanchonete, gastará muito dinheiro. Que tal variar e levar as crianças para um piquenique? Escolha um local bonito e bem freqüentado, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e lembre-se dos pratos, copos, talheres, guardanapos (tudo descartável of course!).

- Que tal cultivar uma pequena horta em casa? Independentemente do fato de morar em uma casa com um grande quintal ou em um pequeno apartamento, utilize o espaço que puder. Uma ótima idéia é fazer, em casa mesmo, uma horta ou um jardinzinho. Os pequenos ficarão surpresos ao perceber que de dentro de uma pequenina semente brota vida, beleza e alimento.

- Caravana Cultural: Para os filhos pequenos, filmes e teatros. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos; pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for a escolha, faça companhia a eles. Conversar sobre o que vão assistir é uma ótima forma de estimular a curiosidade e aumentar o conhecimento dos filhos.

Cena da peça Fantoches da meia noite

- Se estiver chovendo, monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, levar as crianças para a cozinha para preparar um bolo simples, brigadeiro para comer de colherada (no qual elas podem ajud ar).



- Teatro em casa: Individualmente ou em grupo, crie uma peça e ensaie para apresentar à família.


- Hora da saudade: Aproveite os filhos reunidos para rever filmes de viagens que vocês fizeram juntos; revejam álbuns antigos fotografias, registrem os momentos importantes da vida familiar. Que tal promover uma exposição na sala de casa após o almoço?
- Leitura: No fim da tarde depois do almoço, leia histórias para seus filhos, se eles já forem grandes, conte uma passagem da sua própria história.
- Dia do contrário: Ideal para crianças até 10 anos. Nesse dia, pais e filhos invertem seus papeis. Escolher o que vestir, restaurante aonde ir e o que irão comer é tarefa dos filhos. Os pais apenas obedecem às ordens. É uma maneira de ver como os filhos vêem a relação.
- Sessão de Vídeo: Crianças adoram assistir repetidamente a seus filmes e desenhos preferidos. Veja junto faça perguntas sobre o cenário e os personagens. Lá em casa “assisti anos a fio “Curtindo a vida adoidado, Um dia a casa caí e Um príncipe em Nova York”. Conhecíamos o enredo, todas as falas, cantávamos as músicas de cor e salteado, até hoje quando nos reunimos lembramos desses momentos!
- Internet que Integra: Se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Ouça as sugestões de dialogo dos filhos e aproveite para conhecer a maneira como cada um deles se comunica e faz novas amizades. Aprendi tudo o que sei sobre a internet com os meus filhos.
- Karaokê: É sem dúvida uma ótima opção para aproximar pais e filhos. O único problema será combinar as preferências musicais. Solução: faça um sorteio ou um rodízio de gêneros. Neste dia convidem alguns “amiguinhos”.

Insista em atividades diferentes e em rituais que vocês possam fazer juntos, mesmo que pareçam difícil conciliar os desejos de todos. Com certeza, o final da história vai ser feliz.
Hoje, agradeço aos meus três filhos Fabio, Rafael e Ana Maria, que tornaram possível mais este grande aprendizado que só os filhos nos ensinam.

PS: Assim que terminei de publicar as dicas das férias escolares deparei-me com um belíssimo texto das Mothers não resisti e voltei aqui para convidá-las a ler - Manual de Sobrevivência Mothern V - Férias Escolares. Segundo a Lei Mothern nº87456 artigo VI você tem direito a férias das férias das crianças. Uma mudernidade muito bem vinda!

Boas Férias!

Premio Dardos

Recebi a indicação ao Prêmio Dardos da Andrea do BLOG ARTE repleto de muita arte, designers e bom gosto.
Fiquei muito feliz, lisonjeada e até com o ego inflado (sniff)
... Afinal, ainda estou engatinhando e mal consigo inserir cozitas para enfeitar e alegrar a página do Casas Possíveis, mas com tamanho feed back acho que vou ter que me superar(risos).
Conceito do prêmio:" O prêmio é dado aos blogueiros que transmitem valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está, e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Este selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web. OBRIGADA, Andrea e a todos nossos queridos blogueiros!

Isso é que é começar o ANO NOVO com o pé direito heim? E eu indico o prêmio para:

Caso você já tenha recebido me ajude indicando outro membro que ainda não recebeu. Afinal, vejo os selinhos como uma forma de presentear nossos ídolos e tbm uma oportunidade para que os leitores visitem e desfrutem de outros espaços...