Monday, November 17, 2008

Bolinho de Chuva


Qual quitute consegue superar um bolinho de chuva quentinho num dia de chuva, junto com um café fumegante?


Bolinho de chuva não tem receita, pelo menos lá em casa nunca teve. Foi o que descobri essa semana quando liguei pra mamãe para perguntar como se fazia o verdadeiro bolinho de chuva. 
Ela acrescentou ao nosso papo, que os bolinhos eram feitos, porque quando chovia muito ninguém podia sair de casa para comprar pão, e assim o bolinho de chuva resolvia a questão.

Os bolinhos que ela aprendeu a fazer com a minha avó (tem coisa mais de vó do que isso?) eram feitos com punhados... De farinha, punhados de açúcar, punhados de afeto...



-Umas 3 xícaras de farinha de trigo ou até dar o ponto das colheradas, 
-1 xícara de leite
-3 ovos batidos,
-5 colheres de açúcar, 
-1 pitadinha de sal e outra de fermento...
 e adicionando aos poucos 1/2 xícaras chá de leite devem ser suficientes para uns 30 bolinhos.

Então, o truque é misturar os ingredientes secos com um tanto de leite, lembrando que a massa fica mole, pra fritar de colherada. 

Aí é só fritar no óleo bem quente, esperar dourar, escorrer em papel absorvente e polvilhar açúcar e canela por cima. 
Ah! Bolinho de chuva também não precisa ser redondinho não viu? Aliás, eu nem sei como se faz pra eles ficarem redondinhos.

Para acompanhar, um bom livro, café fresquinho, chocolate quente, um cobertor de orelha e um filminho romântico... Não tem erro.

Uma modernidade: Para deixar o bolinho crocante acrescentando ½ xícara (chá) de nozes picadas à massa crua. Uiii!

Nota da autora: Ai, ai... Sair da cama em segundas, terças, quartas, quintas, sextas e finais de semanas chuvosos deveria ser proibido né não?

Boa Chuva!
Yvone