
Já li opiniões em blogs, livros, revistas e conheço bem o manual de higienização na cozinha, sobre os malefícios do uso da colher de pau. É fato que os utensílios de madeira juntam fungos por serem porosos, e blá, blá, blá.
Mas cumadi, se tem um utensílio na cozinha que não arredo o pé de jeito nenhum, é da pobre mal falada colher de pau presente na cozinha de todos na minha familia muito antes de eu nascer. E põe tempo ai!
Cheguei a tentar a usar colheres de plásticos, silicone dentre outras tipos mais politicamente corretas. Mas confesso não consegui aderir - Sem minhas colheres de pau não sou ninguém na cozinha.
Minha avó usava, minha mãe usava para prepara vários alimentos deliciosos: molhos, doces caseiros, arroz, polenta, etc. Não tem coisa melhor na cozinha.
As de plásticos são muito leves, entortam porque são moles e difíceis de manusear, as de metal riscam as panelas, e estragam a proteção das antiaderentes tipos (teflon).

- Não guarde colheres de pau nas gavetas – a madeira absorve umidade (é fato);
- Deixe-as expostas, pois além de ajuda na decoração e dá um ar mais acolhedor na cozinha, elas respiram;

- Não use a mesma colher para preparar doces ou salgados - O aroma de outro alimento fica impregnado na madeira mesmo sendo bem lavada;
- Para resolver isto, separe as colheres: tenha uma colher de pau para as receitas doces e outra para as salgadas;
- Você pode marcar o cabo da colher com esmalte, caneta permanente, tinta, etc, ou comprar uma de cada cor ou modelo para não confundir uma com a outra.
Hoje existe no mercado lojas que vendem as de bambú - considerado o material “ecologicamente correto” porque cresce de maneira fácil, rápida e sem precisar de muitos recursos.

Olha que belezura essa idéia para convite de Chá de Cozinha - Achei na Balacondê
Ah, e você qual é a sua colher preferida?
Boa Semana para todos!