É possível sim fazer que esse período dos pequenos e de adultos seja só motivo de alegria e momentos inesquecíveis – Lembrem-se: Amanhã elas vão embora e o que guardaremos de mais importante em nossas vidas serão os momentos passados em família.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU2Q1-88cXOQYuBNWqm9FX9F8q_2T6Cdz2Bn9SW0daSQ-tA_s0c1cC4USkc3TOUHg-IXIz7j2zhc6lGuvCRS-VHmhaT1DV3D6hCq6Ukv4CIr6_ZXEUydBrXygz9bZVdSnAikmbrfGtmD2r/s320/fotomarciofernandoflickr.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_knD7-2tIFUJTeB306bhm_yLg_gdfFVzeV8ARzNoJpefio6gk_yNlVO6Kn_tc8Q5WHfKEeE_GWXEZM8NwmaQJC0Li6zstBxtiSdTMdKHQC6Bv31EeoKTrPlJmdhKGJ9_D_54pq1u1tjtv/s320/por+do+sol.jpg)
Zona Sul, margens do Guaíba, Porto Alegre, RS
- Se você fizer a dobradinha cinema = pipoca e refrigerante +lanchonete, gastará muito dinheiro. Que tal variar e levar as crianças para um piquenique? Escolha um local bonito e bem freqüentado, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e lembre-se dos pratos, copos, talheres, guardanapos (tudo descartável of course!).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBUx9IPW8jhIyDoFoSsyhOyp83d9AsO7EQA16OnM3TRYK6g_HfyauFgs5Lot_SH_TGeMVGTmsIV3fxq-Tu94FXbu9rdEY1jfftsMSImqt-9JBK7nmtkB8uDftyFjeKGqKWS97g7QdVycC1/s320/piquinique.jpg)
- Caravana Cultural: Para os filhos pequenos, filmes e teatros. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos; pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for a escolha, faça companhia a eles. Conversar sobre o que vão assistir é uma ótima forma de estimular a curiosidade e aumentar o conhecimento dos filhos.
Cena da peça Fantoches da meia noite
- Se estiver chovendo, monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, levar as crianças para a cozinha para preparar um bolo simples, brigadeiro para comer de colherada (no qual elas podem ajud ar).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZS8hxl3Pn36SCNJ59TDO4B52pngANwQhTtBX8nCNbAGkaUdAUbvDI-s9xJOWcrdDTqR89CRcmBz40BWvTn7I8MInYMyvlEjlHvBtOvzqeiqkPpe1WqPxfOn_S3IO89yeqMufHq-tlEKYg/s320/brigadeiro.jpg)
- Teatro em casa: Individualmente ou em grupo, crie uma peça e ensaie para apresentar à família.
- Hora da saudade: Aproveite os filhos reunidos para rever filmes de viagens que vocês fizeram juntos; revejam álbuns antigos fotografias, registrem os momentos importantes da vida familiar. Que tal promover uma exposição na sala de casa após o almoço?
- Leitura: No fim da tarde depois do almoço, leia histórias para seus filhos, se eles já forem grandes, conte uma passagem da sua própria história.
- Dia do contrário: Ideal para crianças até 10 anos. Nesse dia, pais e filhos invertem seus papeis. Escolher o que vestir, restaurante aonde ir e o que irão comer é tarefa dos filhos. Os pais apenas obedecem às ordens. É uma maneira de ver como os filhos vêem a relação.
- Sessão de Vídeo: Crianças adoram assistir repetidamente a seus filmes e desenhos preferidos. Veja junto faça perguntas sobre o cenário e os personagens. Lá em casa “assisti anos a fio “Curtindo a vida adoidado, Um dia a casa caí e Um príncipe em Nova York”. Conhecíamos o enredo, todas as falas, cantávamos as músicas de cor e salteado, até hoje quando nos reunimos lembramos desses momentos!
- Internet que Integra: Se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Ouça as sugestões de dialogo dos filhos e aproveite para conhecer a maneira como cada um deles se comunica e faz novas amizades. Aprendi tudo o que sei sobre a internet com os meus filhos.
- Karaokê: É sem dúvida uma ótima opção para aproximar pais e filhos. O único problema será combinar as preferências musicais. Solução: faça um sorteio ou um rodízio de gêneros. Neste dia convidem alguns “amiguinhos”.
Insista em atividades diferentes e em rituais que vocês possam fazer juntos, mesmo que pareçam difícil conciliar os desejos de todos. Com certeza, o final da história vai ser feliz.
Hoje, agradeço aos meus três filhos Fabio, Rafael e Ana Maria, que tornaram possível mais este grande aprendizado que só os filhos nos ensinam.
PS: Assim que terminei de publicar as dicas das férias escolares deparei-me com um belíssimo texto das Mothers não resisti e voltei aqui para convidá-las a ler - Manual de Sobrevivência Mothern V - Férias Escolares. Segundo a Lei Mothern nº87456 artigo VI você tem direito a férias das férias das crianças. Uma mudernidade muito bem vinda!
Boas Férias!